Formatos de Ficheiros


Olá!

Na aula de hoje abordamos os diferentes formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas que têm capacidade de ler e guardar esses formatos.



Os programas de computador que trabalham com imagens estão divididos em:
                                   - programas bitmap (imagem)
                                   - programas vetoriais (gráficos e desenhos)



A compressão está associada à capacidade de reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente. As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas:
                    - Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;
                    - Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.



A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros:
                     - Formato BMP: É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.
                     
                     - Formato GIF: Formato com compressão sem perdas. O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento. Uma imagem entrelaçada no formato GIF é visualizada no browser com uma resolução crescente à medida que vai sendo carregada.

                     - Formato JPEG: Formato muito popular para compressão de ficheiros. Formato com vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem. A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu. É um formato especial para trabalhar em páginas Web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, às vezes, menores do que os do formato GIF.

                     - Formato PDF: Formato criado com o programa Adobe Acrobat. Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.

                     - Formato PNG: Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.

                     - Formato TIFF: Formato sem compressão. Muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização. É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato;

Webgrafia:
              - Apontamentos da disciplina
              - Imagens: https://images.app.goo.gl/Tck39gxQsUAUhaQp6
                               https://images.app.goo.gl/MHBEcv84feCCcAfW6
              - GIF: https://images.app.goo.gl/B7ZZ43sKSNVhq3fg8







Xau e até ao próximo trabalho!




















Comentários

Mensagens populares